Mais de um R$ 1,3 milhão em produtos e materiais apreendidos pela Receita Federal foram doados nesta segunda-feira (27) para várias Instituições Públicas do Sul de Minas. Entre as doações, há cinco veículos e eletrônicos.
Esta é a décima entrega realizada pela Receita na região. O trabalho faz parte do programa Receita Cidadã, que tem por objetivo promover melhorias e transformações nas instituições que recebem as doações.
Os materiais são produtos apreendidos durante as operações de combate ao contrabando e descaminho feitas pela Receita.
Nesta segunda foram doadas cinco caminhonetes, celulares, tabletes, caixas de som, drones e sapatos. O valor total desses produtos é de R$ 1.301.962,41 centavos.
Das cinco caminhonetes doadas, três foram entregues para Universidades Públicas Federais do Sul de Minas, sendo uma delas para a Unifei em Itajubá e duas para a Universidade Federal de Alfenas. As outras duas foram entregues ao Corpo de Bombeiros e serão usadas em ocorrências na região de Poços de Caldas e Varginha.
Ainda conforme a Receita, o Exército, as Polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil, além de prefeituras estão entre as instituições beneficiadas.
Segundo o delegado regional da Receita Federal de Varginha, Eduardo Antônio Costa, a Receita tem feito ações contínuas e o volume de apreensões tem crescido.
“A Receita tem operações constantes, que agora já não são mais operações e sim, ações contínuas. […] e esse volume de apreensões tem crescido. Muito em função do cidadão, que também faz as denúncias sobre essas importações irregulares.”, disse o delegado.
Ainda segundo ele, outra doação já está prevista para este ano. A entrega está agendada para o dia 22 de dezembro, e, aproximadamente 33 entidades sociais serão beneficiadas.
Foto e texto: Reprodução / EPTV Sul de Minas