Nesta quinta-feira, dia 22, Minas Gerais recebe as primeiras vacinas contra a dengue, enviadas pelo Ministério da Saúde. A primeira remessa contém 78.790 doses destinadas à imunização de crianças de 10 e 11 anos em 22 cidades do estado.
O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, vê essas vacinas como uma esperança para reduzir os impactos das doenças causadas pelo Aedes aegypti.
“Hoje a indústria japonesa da vacina aprovada pela Anvisa não consegue produzir mais de 10 milhões de doses para o Brasil anualmente. Com duas doses, apenas 5 milhões de brasileiros serão imunizados, este ano cerca de 3 milhões. Mas com a vacina do Butantan, com dose única, 20 milhões por ano serão imunizados. Vai ser certamente aquilo que vai nos dar maior tranquilidade”, disse.
Baccheretti associa as vacinas à biofábrica que produz Aedes aegypti capazes de mudar o ecossistema para um mosquito que não consegue transmitir a doença. Além disso, reforça a importância das vacinas em conjunto com medidas básicas de prevenção, como a eliminação de criadouros do mosquito dentro das residências.
Com informações de O Tempo.