Com a chegada da Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro, consumidores que planejam aproveitar as ofertas — tanto em lojas físicas quanto online — devem ficar atentos desde já. Monitorar os preços é fundamental para verificar se no dia das promoções, os produtos realmente estão mais baratos ou se apenas aparentam estar com “metade do dobro”. O alerta foi dado nesta semana pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Além dos falsos descontos, é importante se proteger contra golpes de estelionatários que aproveitam a Black Friday para enganar consumidores. Eles utilizam redes sociais, aplicativos de mensagens e até ligações telefônicas para oferecer preços muito atraentes e enganar os menos cautelosos. Se o preço de um produto estiver muito abaixo da média de mercado, é prudente desconfiar. Verifique se a oferta é legítima conferindo o valor no site oficial da loja.
Além das fraudes, o Procon também listou os problemas mais comuns no comércio eletrônico:
– Falta de entrega dos produtos
– Atrasos na entrega
– Produtos com defeitos de qualidade
– Produtos diferentes do anunciado
O Procon também orienta que os consumidores se perguntem se realmente precisam do produto, se têm condições de pagar à vista e se a compra é de fato necessária no momento. Se a resposta para alguma dessas questões for “não”, a recomendação é: “não compre”.
Caso enfrente problemas, o consumidor pode procurar o Procon de sua cidade ou formalizar uma reclamação no site www.consumidor.gov.br.
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