No próximo dia 13 de novembro, a partir das 14h, acontecerá o I Seminário de Cultura Afro-brasileira, no Auditório do Centro Universitário de Lavras (Unilavras), localizado na Rua Padre Bernardo Kaowner, nº 15, Bairro Padre Dehon. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no link:
https://www.even3.com.br/unilavrasseminarioafro2024/
O objetivo deste Seminário é discutir temas relacionados à tolerância religiosa no contexto das religiões de matriz africana, promover letramento racial por meio da experiência com as religiões de matriz africana na cidade de Lavras, estreitar a aproximação entre o Unilavras e os povos de terreiro de Lavras, abrindo a instituição para a diversidade etnico-racial e religiosa, e discutir temas transversais ligados à igualdade etnico-racial, religiões de matriz africana, empoderamento da mulher negra e cultura popular.
A realização do evento faz referência a duas datas do mês de novembro: o Dia Nacional da Umbanda, comemorado no dia 15, instituído pela Lei nº 12.644/2012; e ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado no dia 20, instituído pela Lei nº 12.519/2011, e que a partir de 2023 se tornou feriado nacional.
A programação do Seminário está dividida em dois períodos. Na parte da tarde terá duas Oficinas: uma sobre Músicas de Terreiro (das 14h00 às 15h30), e outra sobre Vestimentas de Terreiro (das 16h00 às 17h30). A noite, às 19h00, acontecerá uma Roda de Conversa com quatro Mães de Santo de Lavras, contando as suas experiências no axé.
O evento é uma parceria entre o Curso de Psicologia do Unilavras, o Diálogos – Observatório da Diversidade Religiosa, o Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial de Lavras, o DCE Renovação Unilavras e o Projeto Paideia.