Viação Gardenia suspende linhas no Sul de Minas por problemas em veículos
Passageiros são prejudicados e empresa pode perder concessão
A Viação Gardenia suspendeu temporariamente todas as linhas intermunicipais que atendem o Sul de Minas, após uma nova fiscalização realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) na terça-feira (30). A operação, denominada “Ponto Final”, identificou diversos problemas nos veículos da empresa, incluindo falta de conforto e segurança, descumprimento de horários e irregularidades na documentação.
Três ônibus foram retirados de circulação por apresentarem problemas mecânicos e documentais, e a empresa foi autuada em 37 infrações. Além disso, seis veículos não compareceram para iniciar os itinerários nos horários previstos.
Risco de perder a concessão
De acordo com a Seinfra, se a Viação Gardenia não regularizar a frota, a empresa pode perder a concessão das linhas de transporte intermunicipal. A secretaria ainda ressalta que a empresa tem os contratos em vigor e que será instaurado um processo administrativo para avaliar a cassação da licitação.
Transtornos para os passageiros
A suspensão das linhas causou transtornos para os passageiros, que já tinham comprado passagens. Um dos casos mais emblemáticos foi o do trecho Poços de Caldas até Belo Horizonte, que desde segunda-feira (29) está sendo operado por outra viação. A mudança repentina causou transtornos para os moradores que já tinham comprado passagens da Gardenia.
O que diz a Gardenia
Em nota, a Viação Gardenia se disse surpresa com a suspensão das linhas e afirmou que vinha mantendo tratativas com o DER-MG para regularizar a situação dos veículos. A empresa também lamentou o transtorno causado aos passageiros e disse que está trabalhando para recuperar as linhas o mais rápido possível.
Linhas deficitárias
A Gardenia também afirmou que tem um plano de ação emergencial com investimento em veículos, mas que algumas linhas são deficitárias. A empresa ressalta que a suspensão é temporária e que as linhas devem ser recuperadas de forma gradativa, em prazos que variam entre sete e 20 dias.