Notícias

Juiza de Lavras recebe punição do CNJ por postar críticas a Lula

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aplicou uma pena de disponibilidade de 60 dias à juíza Maria Youssef Murad Venturelli, do Tribunal de Justiça de Minas, por postagens político-partidárias após os atos golpistas de 8 de janeiro. As publicações criticavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incluindo uma com o título: “revoltante, PT propõe projeto Zanin para garantir a impunidade no Brasil”.

 

A juíza também compartilhou um vídeo sobre a viagem do Presidente da Islândia, comentando: “Lição não aprendida pelo nove dedos”. Todos os conselheiros julgaram procedente o processo administrativo disciplinar por falta funcional, destacando que juízes não podem demonstrar apreço ou desapreço a candidatos e partidos.

Houve divergência quanto à pena: a relatora, conselheira Renata Gil, sugeriu advertência, considerando a idade da magistrada (72 anos), ausência de registros desabonadores, falta pontual e reconhecimento da inadequação das postagens, que foram apagadas.

A juíza reconheceu a inadequação das publicações, mas argumentou que elas não caracterizavam atividade político-partidária, tinham baixa repercussão e foram apagadas. Ela alegou ainda que as postagens ocorreram após as eleições de 2022, sem ataques às instituições ou ao Estado Democrático de Direito.

Click to comment

 


Mais visualizados

To Top