Sem categoria
Sindicato aprova greve das universidades federais a partir de 15 de abril
O setor das Instituições Federais de Ensino (Ife) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) aprovou um indicativo de greve nas universidades federais, institutos e centros federais (Cefets) a partir de 15 de abril.
Segundo o Sindicato, a falta de progresso nas negociações com o governo em relação às demandas da categoria é o motivo da greve. A próxima assembleia está agendada para 9 de abril, para discutir temas como a deflagração da greve, criação de comitês locais de mobilização e construção das pautas locais.
O sindicato está reivindicando recomposição salarial, reestruturação da carreira e revogação de medidas que afetam docentes e a educação pública, como o Novo Ensino Médio e a BNC Formação. Responsabiliza o governo Lula pela “precarização das condições de trabalho” dos docentes. Helga Martins, primeira vice-presidente da Regional Planalto do Andes-SN e da coordenação do Setor das Ifes, afirma que abril será um mês de muita luta e mobilização.